Pular para o conteúdo
Início » Empréstimo Consignado » O Que é Empréstimo Consignado e Como Funciona?

O Que é Empréstimo Consignado e Como Funciona?

O Que é Empréstimo Consignado e como funciona?

Buscar um empréstimo em momentos de dificuldades financeira é uma boa opção, mas é preciso avaliar com cuidado os prazos e os mais variados tipos de empréstimos, como o consignado.

Você já ouviu falar nessa modalidade de empréstimo?

Mesmo atraente e com boas condições de pagamento é preciso pensar e planejar muito antes de contratar o seu empréstimo afim de evitar novidades desagradáveis ​​no futuro.

Neste artigo, explicaremos detalhadamente o que é um empréstimo consignado, como funciona e todas as principais informações que você precisa saber sobre esse tipo de empréstimo.

Ao final, tomar decisões sobre sua vida financeira será uma tarefa mais fácil. Continue lendo…

O Que é Um Empréstimo Consignado?


O crédito consignado é aquele tipo de empréstimo que você solicita  e o valor da parcela é cobrado diretamente da sua folha de pagamento, ou seja, o desconto será feito diretamente do seu salário ou aposentadoria.

Portanto, destina-se a servidores públicos, pessoas que trabalham sob contrato formal(carteira assinada), aposentado e pensionistas.

Se você procura uma alternativa com boas condições, você pode começar a considerar fazer um empréstimo consignado.

Nessa modalidade os juros são menores do que os empréstimos “tradicionais” porque a instituição tem menos risco de tomar calote – como as parcelas são descontadas do salário a possibilidade de não pagamento também é reduzido.

Quais são as vantagens nesse modelo de empréstimo?

Além de saber o que é um empréstimo consignado você deve ter se perguntado se existem outras vantagens em fazer esse tipo de empréstimo. Confira…

5 vantagens do crédito consignado

O empréstimo consignado é uma ótima forma de resolver problemas ou atingir determinados objetivos. Mais abaixo mostraremos por que você pode considera-lo como uma boa alternativa.

1. Crédito fácil

Escolher um empréstimo consignado pode te ajudar a ter seu empréstimo aprovado mais rápido e com menos complicações. Ao contrário do empréstimo pessoal, os documentos necessários para aprovação são mais básicos (e em menor número).

Veja os documentos necessários?

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de renda (salário ou benefícios do INSS)

Em muitos casos, a análise de crédito será concluída em até 48 horas e os fundos serão depositados instantaneamente em sua conta de depósito.

Mas, antes de escolher uma financeira você precisa verificar se sua empresa ou INSS tem convênio com a financeira em questão. Caso haja uma parceria vá até a agência ou solicite um empréstimo pelo site oficial de forma online

Envie os documentos solicitados e assine o contrato – não deixe de lê-lo com atenção, ok?

2. Pagamento fixo

Como mencionado as parcelas do seu empréstimo consignado será descontada diretamente do seu salário, a taxa de juros é fixa e não será alterada durante a vigência do seu contrato.

Dessa forma, você ficará tranquilo sabendo que todos os meses, do primeiro ao último mês, o valor do desconto será o mesmo.

Isso ajuda muito no planejamento da sua vida financeira.

3. Taxas de juros mais atrativas

Por dedução direta do salário da contraparte as instituições de crédito correm muito menos riscos.

Por causa dessa garantia, elas podem oferecer uma taxa de juros menor do que o empréstimo pessoal.

4. Uma boa opção para quitar dívidas

Se você tem grandes dívidas e tem que pagar juros altos todos os meses. O empréstimo consignado é a melhor opção para evitar isso, assim evitando desperdiçar o seu suado dinheiro.

Isso vale para outros empréstimos pessoais a juros, como cheque especial ou rotativo do cartão de crédito etc. Dessa forma, você “troca” suas maiores dívidas por outras menores (devido aos juros mais baixos) e mais flexibilidade no pagamento.

5. Não precisa ter conta em banco

Você pode obter um empréstimo consignado em qualquer instituição, mesmo que não tenha conta no banco em questão.

Existem apenas alguns inconvenientes se o seu nome tiver restrições internas, desta forma, você pode escolher onde deseja fazer seu empréstimo com base nas taxas e condições que mais lhe interessam.

As 3 principais desvantagens do empréstimo consignado

Essa modalidade de crédito também tem algumas desvantagens, e além de saber o que é um empréstimo consignado você precisa entender as especificidades desse modelo antes de contratar.

Descubra quais são as desvantagens antes de solicitar esse tipo de empréstimo.

1. Nem todo mundo pode fazer

Precisamente porque é deduzido da folha de pagamento e nem todo mundo tem carteira assinada. Portanto, aqueles que podem se inscrever são:

  • Trabalhadores com contratos de trabalho(CLT);
  • Servindo públicos;
  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Membros das forças armadas.

Se você se enquadra em uma dessas categorias, você pode solicitar este empréstimo em algumas instituições. Lembre-se de que os trabalhadores com carteira assinada recebem uma taxa um pouco diferente dos demais grupos porque podem ser demitidos a qualquer momento.

2. Os créditos são emitidos apenas para quem tem margem

A chamada “margem bruta” estipula que um empréstimo não pode ser feito em mais de 30% da sua receita, ou seja, se você deseja pegar outro empréstimo a soma dos dois não pode ultrapassar esse percentual.

Se você já tem um empréstimo que leva 30% do seu salário você não poderá solicitar um novo até que a diferença esteja disponível novamente.

3. O risco de desemprego

Se você trabalhou com carteira assinada e foi demitido você terá que pagar o empréstimo de uma só vez ou trocar por um empréstimo pessoal(Isso pode sair mais caro, pois a taxa de juros é maior).

Também é importante notar que em alguns contratos até 30% do valor que você receberá na rescisão será descontado para descontar (parte ou a totalidade) da dívida, por isso é muito importante ler toda o contrato com atenção para não se surpreender.

Agora você sabe o que é um empréstimo consignado e conhece as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Agora vamos saber quem pode solicitar esse tipo de serviço.

Quem pode solicitar um empréstimo consignado?

Antes de solicitar um empréstimo consignado em primeiro lugar, você deve ter uma renda recorrente comprovada.

Isso significa que esse tipo de crédito abrange apenas as pessoas mencionadas acima (empregados registrados, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e militares das Forças Armadas).

No entanto, vale ressaltar que cada uma dessas categorias possui regras específicas para contratação. No caso de empregados contratados através do regime CLT, por exemplo, a empresa deve ter convênios com instituições financeiras e que essas instituições possuem taxas de juros diferenciadas.

Qual é o valor máximo de empréstimo?

Como já dissemos o Banco Central estipula que o valor das parcelas do empréstimo consignado não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal, portanto, se você ganhar R$ 2.000,00 por mês, a parcela do seu empréstimo só poderá ser de até R$ 600,00.

Há também uma margem de 5% que só pode ser utilizada com cartões de crédito consignado (limite total de 35% da renda).

Qual é a margem necessária?

O Que é Empréstimo Consignado

Fonte: Pixabay

A exigência de margem é justamente o valor máximo que pode ser sacado do seu salário ou benefícios. Por lei, você não pode assumir uma parcela que corresponda à sua renda mensal superior a 35%.

Isso é para você ter dinheiro suficiente para outras despesas e manter seu padrão de vida.

Vale lembrar: todos os seus empréstimos consignados devem estar nessa margem.

Até aqui acreditamos que você já aprendeu o que é um empréstimo consignado. Quais são as vantagens e desvantagens e quem pode solicitar este tipo de empréstimo. E o que é margem de consignação…

Tem mais alguma duvida? Comente abaixo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.